Questões B2

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

1- Durante o trabalho noturno dos tripulantes, sabendo que a hora cheia não tem exatamente 60 minutos, tem;

52'min e 30''seg


2- O trabalho realizado pelo aeronauta, contado desde o momento em que sai da sua base até o regresso á mesma, denomina-se;

viagem


3- Qual o limite de jornada de trabalho de um tripulante anualmente?

850

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SAFETY

1- Em que ano teve início a pesquisa dos aspectos básicos dos fatores humanos, materiais e operacionais, relacionados á prevenção na atividade aeronáutica?

1965


2- Atualmente, o objetivo principal das investigações de acidente aeronáutico é a (o);

 prevenção de acidentes 


3- Chovia muito e quando do embarque do passageiro na aeronave, o mesmo ainda na escada do avião, perdeu o equilíbrio vindo a cair no solo, batendo a cabeça e apresentando traumatismo craniano. Este fato caracteriza;

um acidente aeronáutico 


4- É correto afirmar que um dos princípios que fundamentam a ação do SIPAER é;

todo acidente tem um precedente 

5- Com o intuito de manter elevado o nível de prevenção, todos os operadores de aeronaves no Brasil, devem manter em sua organização um setor encarregado de ministrar um programa de prevenção de acidentes conhecido como;

PPAA(MGSO)


6- Dentre várias atribuições do CENIPA podemos destacar;

emitir, depois de cumpridas todas as etapas legais, o relatório final de acidente


7- São fatores influentes em acidentes e incidentes aeronáuticos ;

humanos, materiais e operacionais


8- Com a ativação do SIPAER, ficou definido que o órgão central do sistema seria o responsável pelos assuntos relativos á investigação e prevenção de acidentes no Brasil. Pode-se afirmar que é a (o);

 CENIPA

9- O órgão regional de investigação pertencente á estrutura do SIPAER e de algumas organizações militares da aeronáutica é o (a);

SERIPA


10- O comando investigador que designa a Comissão de investigação de Acidentes Aeronáuticos - CIAA ou OSV, em caso de acidente com aeronave civil de transporte aéreo regular é o /a;

DIPAA


11- Detre as técnicas de prevenção para evitar acidentes, podemos destacar a (s) seguinte (s) ferramenta (s);

a) vistorias de segurança de vôo
b) relatório de perigo
c) programa de prevenção de acidentes aeronáuticos
d) Todas estão corretas

12- Documento oficial que contém o relato e informações á determinada circunstância que possa constituir risco á segurança de vôo, no entanto, é confidencial e preserva a identidade do relator, podemos dizer que é um;

RCSV


13- As normas de Sistema do Comando a Aeronáutica que são regidas pelo SIPAER, atualmente é conhecido pela abreviatura;

NSCA


14- De acordo com o anexo 13 da OACI, todos os países signatários utilizam como padrão de segurança as Normas de Sistema do Comando da Aeronáutica, o entanto existem atualmente;

13 normas


15- De quem é a responsabilidade de comunicar aos parentes das vítimas e ao público em geral, a ocorrência de acidente e a relação dos passageiros?

do proprietário da aeronave


16- A comunicação de um Acidente Aeronáutico, deverá ser feita pelo meio mais rápido disponível e mais próxima, á organização do (a);

comando da aeronáutica


17- Com relação ao comando investigador - CI, um acidente na aviação civil ocorrido com uma aeronave de transporte aéreo regular o CI será o;

DIPAA


18- É um documento formal que reúne informações detalhadas e conclusões sobre todos os aspectos de um acidente aeronáutico, tendo um caráter reservado, podemos dizer que é o;

RELIAA


19- Uma aeronave ao sofrer um acidente aeronáutico, terá qual documento suspenso;

CMA


20- Um relatório de Investigação de Acidente Aeronáutico, possui um prazo máximo para ser elaborado, no entanto é de;

60 dias

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CBAER

1- Compete a autoridade aeronáutica as atribuições a ela designadas por lei. Pois bem, segundo o CBAER qual órgão compete esta autoridade;

COMAR


2- Em razão da soberania Brasileira o Código Brasileiro Aeronáutico, lei n° 7565, de 19 de Dezembro de 1986, será aplicada;

em todo território nacional e nos casas de extraterritorialidade


3- Dentre a classificação das aeronaves entre Militares e Civis, temos uma subdivisão em públicas e privadas. Aeronave Pública será?

militares, de propriedade do estado ou a serviço dele


4- As aeronaves de outros países, que estiverem realizando serviço aéreo público, para entrarem no espaço aéreo brasileiro ;

dependem de autorização, sempre


5- Os aeródromos destinados exclusivamente á operação de helicópteros;

heliponto


6- Os certificados de habilitação técnica e de capacidade física vigoram por um prazo estabelecido; as licenças;

tem caráter permanente


7- A função remunerada a bordo de aeronaves civis nacionais é reservada a;

brasileiros natos ou naturalizados

8- O título de propriedade de uma aeronave emitido pelo RAB, é representado pelo certificado de aeronavegabilidade;

matrícula e nacionalidade


9- Sempre que um voo se realiza de acordo com as normas vigentes, ninguém poderá opor-se, em razão de propriedade na superfície, a (ao);

sobrevoo

10- Aeronauta estrangeiro poderá compor tripulação internacional, limitado a;

um terço


11- O comandante poderá delegar outro membro da tripulação as atribuições que lhe competem, menos as que se relacionem com;

segurança de voo


12- As penalidades de MULTA, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO poderão ser aplicadas;

aeronautas , aeroviários, concessionárias e autorizadas


13- No caso de suspensão do certificado, o aeronauta ficará impedido de exercer atividades pelo prazo de até 180 dias, podendo chegar prorrogar até;

360 dias


14- Função principal do comissário de voo

segurança do voo e dos passageiros


15- No caso de pouso forçado ou emergência, o proprietário ou possuidor do solo ão poderá opor-se á retirada da aeronave ou sua partida, desde que;

lhe seja dada garantia de reparação dos danos


16- O serviço público aéreo destinado ao transporte de pessoas, bagagens e cargas, realizado regularmente é possível por meio de ____________ as empresas privadas para explorarem aviação comercial;

concessão


17- Poderão ter natureza comercial, quando autorizadas para fins lucrativos, as aeronaves ;

privadas


18- Aeronave proveniente do exterior, por regra, terá seu primeiro pouso onde?

aeroporto internacional


19- Quanto á prestação de assistência a quem se encontre em perigo de vida no mar, no ar ou na terra, caso avistado é de responsabilidade do (a)

comandante, desde que possa fazer sem perigo para a aeronave e seus passageiros


20- Consideram- se situadas no território brasileiro, mesmo quando em voo no estrangeiro, as aeronaves;

civis á serviço do estado; e militares brasileiras

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S.A.C. BRASILEIRO 

1- Com o avanço do número de aviões após a 1° Guerra Mundial, a aviação brasileira, começou a vivenciar uma despadronização quanto ao uso do espaço aéreo. Assim tal situação foi amenizada no Governo provisório de Getúlio Vargas em 1931, com a criação de um órgão conhecido como;

Departamento de Aeronáutica


2- Indique um fator que incentivou a criação do Ministério da Aeronáutica;

o início da 2° Guerra Mundial


3- A necessidade imperiosa, na década de 40, de unir, em um único órgão governamental, a infra - estrutura, os meios e a formação de recursos humanos, para a aviação, contribuiu com a criação do;

Ministério da Aeronáutica


4- Qual o órgão central do sistema de Aviação Civil;

ANAC 


5- A aviação civil é uma reserva mobilizável do;

Comando da Aeronáutica


6- A Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, veio ser concretizada pela lei n°;

11.182 de 02 de Setembro de 2005


7- Estudar, planejar e incentivar a aviação civil, são atribuições de que órgão governamental?

 ANAC


8- O decreto n° 65.144, de 12 de Setembro de 1969, instituiu;

o Sistema de Aviação Civil Brasileiro


9- De acordo com a estrutura da ANAC, qual é a superintendência responsável pela autorização do funcionamento jurídico de uma empresa prestadora de serviços aéreos;

 Superintendência de Segurança Operacional - SSO


10- Os novos regulamentos que esclarecem regras, requisitos e procedimentos necessários para o desempenho das atividades de aeronautas, aeroclubes, escolas, oficinas de manutenção e empresas aéreas certificadas pela ANAC, é conhecido como;

Regulamento Brasileiro de Aviação Civil - RBAC



11- O Departamento do Comando da Aeronáutica, responsável pelo planejamento, implantação e fiscalização das atividades de controle aéreo brasileiro é o;

DECEA


12- a diretoria do Comando da Aeronáutica, que realiza a seleção e o controle médico do pessoal aeronavegante;

DIRSA


13- O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, é conhecido como;

CENIPA


14- Empresa pública destinada a operar, manter e explorar comercialmente os aeroportos, alocados pelo Comando da Aeronáutica é a (o);

INFRAERO


15- Órgão que tem como finalidade a execução das atividades relacionadas com a aviação civil nas áreas e jurisdição dos COMAR, é conhecido como;

SERAC 


16- Em acordo com as funções do Serviço Regional de Aviação Civil - SERAC ; a execução e aplicação de bancas de exames aos aeronautas é de responsabilidade da Divisão;

de Serviços Aéreos - DAS


17- Nos aeroportos sob jurisdição federal e alguns estaduais,no entanto, é instalado um órgão de fiscalização da Aviação Civil, subordinado ao SERAC, conhecido como;

 SAC


18- O órgão também instalado nos aeroportos que possui a atribuição de fiscalizar o correto funcionamento das operações de aeronaves e documentações legais dos aeronautas;

SAC


19- O fiscal titulado para o exercício nas SACs nos aeroportos brasileiros, recebe o nome de;

Fiscal de Aviação Civil


20- O inspetor de aviação Civil é conhecido como;

INSPAC


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S.A.C. INTERNACIONAL

1- Dentre as correntes surgiram quatro principais teorias, entre elas; o que deveria ter liberdade absoluta, sem restrições por parte do Estado sobrevoado, é conhecido como;

Teoria da Liberdade do espaço Aérea


2- A Teoria que defendia a extensão da soberania do Estado e toda faixa atmosférica sobrejacente ao mesmo conhecido como;

Teoria da Soberania Absoluta


3- A Convenção de Paris 1919, na inspiração da corrente inglesa, foi criada assim a (o);

CINA


4- Entre as convenções internacionais da aviação civil, qual teve como intuito o interesse comercial;

Havana 1928


5- Qual das convenções abaixo substituiu a Convenção de Paris em 1919;

Chicago 1944


6- Qual das convenções abaixo estabeleceu limites da responsabilidade do transportador nos casos de danos ocasionados por morte;

Varsóvia 1929


7- Qual dos objetivos abaixo estabeleceu como obrigatoriedade, a emissão pelo transportador a nota de bagagem, o bilhete de passagem e o conhecimento de carga;

Varsóvia 1929 


8- Hoje em dia o Brasil exerce completa soberania sobre o espaço aéreo acima de seu território e mar territorial, assim é assegurado por lei, conhecido como;

Código Brasileiro de Aeronáutica


9- As regras e recomendações da OACI, estende somente ao campo de aplicação de aeronaves;

Civis


10- Satisfazer as necessidades dos povos do mundo relativas ao transporte aéreo segura, regular, eficiente e econômico, é objetivo da;

OACI


11- A Conferência de Chicago estabeleceu a criação da Organização da Aviação Civil Internacional - OACI, em ;

1944


12- De acordo com a convenção, os objetivos da OACI são;

Assegurar o desenvolvimento seguro e ordenado da aviação civil internacional no mundo


13- Todos os países signatários da OACI, utilizam como padrão de segurança as normas e recomendações, contidas em forma de;

anexos


14- Atualmente existem vários anexos que foram criados para a padronização da aviação civil internacional, no estado perfazem um total de;

18


15- Quando por algum motivo interno, os Estados signatários não possam cumprir as normas e recomendações contidas nos anexos, devem apresentar á OACI, um documento formal conhecido como;

 diferenças 


16- Os membros que representam todos os Estados contratantes da OACI, e reúne-se a cada 03 anos ou a qualquer tempo, quando convocado pelo conselho é conhecido como.

 assembléia


17- O Órgão permanente na estrutura da OACI, vinculado ao corpo de funcionários é conhecido como;

secretariado


18- São membros da Assembléia ou representantes dos Estados que trabalham de modo intermitente, em um dado assunto de interesse da aviação civil, assim é conhecido como;

órgãos técnicos


19- De acordo com a estrutura da OACI, o órgão permanente que dirige a organização em nível político, os quais são eleitos a cada triênio durante a realização da Assembléia, é conhecido como:

conselho


20- O Brasil vem se mantendo extremamente atuante na OACI, todavia faz parte de qual grupo do conselho;

primeiro


21- A origem da Comissão Latino - Americana de Aviação Civil - CLAC, foi a;

CRAC


22- Após as discussões das Conferências Regionais - CRAC, no entanto, ficou instituída permanentemente , a Comissão Latino 0 Americana de Aviação Civil - CLAC, isto foi no ano de;

1973


23- A Comissão que tem como objetivo prover a estrutura adequada em seus Estados membros, na qual possa discutir e planejar todas as medidas e atividades da Aviação Civil Latino - Americana, é a;

CLAC


24- Os órgãos, de inúmeros países, inclusive o Brasil que se fazem representar na OACI, são;

os Governos


25- A efetivação da IATA como transporte aéreo, foi-se concretizada juntamente na época do surgimento da OACI, isto foi no ano de;

1945


26- Órgão de assessoramento do comando da aeronáutica que tem por finalidade estudar, planejar, orientar e coordenar os assuntos relativos á Aviação Civil Internacional, é função do (a);

CERNAI


27- Em 1945 foi fundada a International Air Transport Association (IATA) e sua sede fica em;

 Montreal/Canadá


28- A Comissão de Estudos Relativos á Navegação Aérea Internacional - CERNAI, mantém diretamente ligada ao órgão central do Sistema de Aviação Civil, conhecido como;

DAC


29- Em acordos com os regulamentos internacionais, as Convenções", são padrões que devem ser seguidos pelos países contratantes, assim fazem parte da;

Documentação Multilateral


30-  De acordo com as liberdades do ar, o direito da empresa Brasileira de transportar passageiros entre dois outros países com pouso intermediário no Brasil é considerado como:

6° Liberdade


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DIREITO DO TRABALHO

1- Analisando o contrato de trabalho, podemos dizer que;

gera obrigações para o empregado e para o empregador


2- A regra é que o contrato de trabalho possua prazo indeterminado para sua vigência, entretanto, em alguns casos o mesmo poderá ser por prazo determinado, mas não poderá ser superior a;

2 anos


3- Para que o contrato de trabalho tenha validade são necessários os seguintes requisitos;

agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prescrita ou não defesa em lei


4- Referente a CTPS ( Carteira de Trabalho e Previdência Social ) , podemos dizer que;

é obrigatória, devendo ser entregue pessoalmente ao trabalhador 


5- Sabemos que a jornada de trabalho é de suma importância para o empregado e também para o empregador, em razão disso, está previsto na Constituição Federal;

que ela não será superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais


6- Com relação ao serviço extraordinário, é correto afirmar que cada hora extra será superior á hora normal em no mínimo;

50%


7- Por outro lado, o adicional noturno ( período das 22:00 ás 05:00 horas) será calculado com um percentual superior ao horário diurno em no mínimo:

20%


8- O adicional de insalubridade será calculado sobre o salário mínimo e possuirá três níveis distintos, cabendo á perícia definir o percentual; O nível máximo será de;

40% do salário mínimo


9- O fato do empregado violar segredo da empresa, poderá ocasionar;

sua demissão por justa causa


10-  licença maternidade será de;

120 dias




6 comentários:

  1. Amo o site para relembrar os conteúdos já estudados,muito obrigada.

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  2. Licença maternidade não seria 180 dias?

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    1. Estranho ??? Pq tem uma resposta de uma pergunta dizendo que são 18 anexos , dizendo que são 19 anexos da organização da aviação

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    2. 120 DIAS , 4 meses

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