Questões B1

EMERGÊNCIA

1- As saídas de emergência que exercem função dupla,isto é, servem de entrada e saída de pessoas, materiais, e quando necessário em saídas de emergência, são as;

porta principal e serviço


2- Quanto a operações das portas, elas podem ser operadas;


Podem ser operadas internamente e externamente, tanto em situação normal quanto em situação de emergência


3- Quais são os equipamentos auxiliares de evacuação das portas ?

Escorregadeiras


4- Qual o tempo máximo de permanência a bordo de pax's em uma aeronaves em caso de evacuação?


90''


5- Quais os tipos de saídas, levando em conta o coeficiente de evacuação de 90"?

Saídas tipo I, II, III, IV e A


6) Saídas primárias são consideradas as de aeronaves com escape inflado ( pista única) e seu coeficiente de evacuação é de 50 a 55 pessoas em 90''. O tipo de saída é;


Saída tipo I


7- Saídas secundárias são consideradas as portas da aeronave com escape desinflado e seu coeficiente de evacuação é 30 a 40 pessoas em 90”. O tipo de saída é;

Saída tipo II


8- Saídas terciárias são consideradas as saídas sobre as asas e seu coeficiente de evacuação é de 20 a 30 pessoas em 90''. O tipo de saída é;


Saída tipo III


9- Saídas quartenárias, são as janelas da cabine de comando e coeficiente de evacuação é de 15 a 20 pessoas em 90''. O tipo de saída é;


 Saída tipo IV


10- Portas da aeronave equipadas com escape de pista dupla e coeficiente de evacuação de 90 a 100 pessoas em 90'', se refere a que tipo de saída;


Saída tipo A


11- Qual é a principal função do comissário de bordo, a bordo de uma aeronave?


agir com eficiência, rapidez, conhecimento e bom senso, em uma possível situação de emergência 


12- Quais são os dois tipo de emergência?

emergência preparada e imprevista


13- O que é emergência Preparada?

tomada de conhecimento prévio com a tripulação informando; tipo de emergência, tempo disponível para preparação da cabine, saídas operacionais prováveis, confirmar que o comandante efetuará speech sobre a natureza da emergência aos pax's, solicitar tempo para briefing com a equipe


14- Em que lugar os equipamentos de EMERGÊNCIA deverão estar localizados


em locais de fácil acesso e sempre próximos as estações de comissários e saídas da aeronave


15- Um acidente ou a falta de segurança poderiam se definidos das mais variadas maneiras, podendo ser simplificada em ;


a combinação dos três fatores


16- Quais são os fatores que dão origem a um acidente ?


técnicos, operacionais, humanos, casuais, meteorológicos e desconhecidos

17- O projeto que uma aeronave tem que atender é;


alternativa A e B estão corretas


18- Onde estão localizados as cordas de escape;


na cabine de comado uma em cada janela e nas janelas de emergência da cabine de passageiros


19- As saídas que são exclusivamente  saídas de emergência, sendo utilizadas somente para esta função são;

janelas sobre as asas


20- Qual a sequência para a saída pelas janelas de emergência de cabine de comando;


perna, cabeça, tronco e perna


21- De _____a_____ passageiros em 90 segundos, saída sobre a asa do tipo ____;

a) 50 a 55 / II
b) 90 a 100 / III
c) 15 a 20 / III
d) 20 a 30 / III


22- Durante a preparação dos passageiros para pouso de emergência na água, os mesmos deverão ser instruídos para;

retirarem os sapatos, óculos e outros objetos pontiagudos e vestirem o colete salva-vidas, mantendo-se com os cintos de segurança atados


23- Saída que se encontra próxima do tanque de combustível e que terá um menor fluxo de evacuação quando necessário. Com tal sentença estamos caracterizando;

janelas de emergência sobre as asas


24- De acordo com o RBHA 121 podemos definir como emergência;

toda situação anormal que pões em risco a segurança da aeronave e de seus ocupantes 

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COMBATE AO FOGO

1- É o conjunto de meios com o qual se pode dar início á ação de extinção do fogo quado da ocorrência de incêndios em aeronaves;

sistemas de combate a incêndios em aeronaves


2- Quais os elementos essenciais para a existência do fogo?

calor, combustível, comburente (O2) e reação em cadeia


3- Os combustíveis podem ser:

 gasosos, líquidos, sólidos


4- É o sistema de combate a incêndios localizados nos toaletes das aeronaves;

sistema fixo automático


5- A fase quem compreende o estudo do emprego adequado, no momento do fogo de todos os meios providenciados na preparação, para se obter o máximo de eficiência, e seu emprego no mais curto tempo possível para o combate ao fogo;

tática


6- Em incêndios de classe "C", não devemos usar extintor de;

espuma e água


7- O elemento que alimenta o fogo e serve de campo para sua propagação;

combustível


8- Temperatura mínima na qual um corpo combustível começa a desprender gases ou vapores que se queimam em contato com uma fonte externa de calor, porém ao se retirar a fonte externa de calor a chama se apaga;

 ponto de fulgor


9- O extintor que não devemos segurar no difusor e sim no punho isolante é o ;

 CO2


10- O que queima em um combustível sólido ou líquido;

o gás ( vapor) desprendido do combustível pela ação do calor


11- São métodos de extinção do fogo;

abafamento, resfriamento , retirada de material e quebra da reação em cadeia


12- É uma reação em química geralmente exotérmica , acompanhada de luz e elevação de temperatura;

combustão


13- Uma combustão ativa se processa em ;

ambientes ricos em oxigênio


14- Qual o lado do triângulo (quadrado) do fogo será eliminado o abafamento;

comburente (O2)


15- Ondas caloríferas irradiadas de um corpo combustível em chamar que atravessam o ar podendo provocar novos focos de incêndio;

irradiação


16- Um equipamento elétrico energizado pegando fogo será classificado como incêndio de;

 classe C


17- É a temperatura em que o sistema fixo de combate a incêndios localizados dentro do toalete da aeronave entra em funcionamento automaticamente;

77°C


18- É constituído de detectores de fogo e superaquecimento, garrafas extintoras para os motores e APU e garrafas extintoras para proteção de toaletes;

sistema de combate a incêndios fixo


19- Em locais de incêndio que precisam ser evacuados, qual a atitude correta a tomar visando minimizar os efeitos nocivos do calor e da fumaça sobre nosso organismo?

manter a calma, improvisar um pano úmido junto ao nariz e boca e rastejar em direção a uma saída respirando o mais próximo possível ao chão, onde o ar estará mais frio e puro


20- A fase que compreende a maneira como são usados acertadamente todos os meios disponíveis para o combate ao incêndio. Este sistema deverá estar também dividido em fases que obedecem a um critério lógico de desenvolvimento

técnica 


21- Fogo é;

um fenômeno químico que se caracteriza pela presença de luz e calor

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SOBREVIVÊNCIA NA SELVA

1- Após uma evacuação na selva , quanta horas devemos ficar sem ingerir água?

24h


2- Após uma aterrissagem forçada na selva, sua prioridade é;

a) estabelecer uma comunicação
b) preparar sinalizações visuais
c) todas acima
d) nenhuma das anteriores 

3- Na falta de um espelho sinalizador, deve ser usado;

a) espelho comum
b) tampa de lata
c) pedaço de fuselagem
d) todas acima

6- Achando-se o curso de água, deve-se estabelecer sua localização em relação ao avião, porque;

servirá como fonte suficiente de água e que ajudará como diretriz para a volta


7- Após o pouso de emergência em terra, afastadas as pessoas , a primeira providência a ser tomada é;

 ministrar os primeiros socorros aos feridos


8- Quais os procedimentos imediatos após a queda da aeronave;

evacuar a aeronave; afastar-se á um local seguro; verificar entre os acidentados a natureza dos ferimentos e prestar os primeiros socorros 


9- Considerando-se que o local de pouso é de mata densa, aponte uma ou mais vantagens de se permanecer no sítio do acidente;

a) o avião serve de abrido em caso de tempestade
b) o avião é mais facilmente localizado do que pessoas isoladas
c) o avião e suas partes poderão servir como material de sinalização
d) todas acima 

10- Para melhorar a localização na selva, deve-se colocar sobre as asas e ao redor do avião;

a) objetos brilhantes e de coloração viva
b) objetos que contraste com o verde das árvores
c) chapas de aeronave postas com o lado sem pintura virado para cima, pois constituem bons refletores
d) todas as alternativas 


11- Das alternativas abaixo, em relação a um sobrevivente na selva, o mais importante é;
o autocontrole


12- Para sobrevivência na selva, logo após o pouso, uma série de medidas deve ser adotada, prioritariamente, deve-se providenciar;

primeiros socorros, acionamento do radiofarol e preparação dos equipamentos de sinalização

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